Na coluna do Gilberto Dimenstein de domingo, 31 de janeiro de 2010, ele relata a vida dupla de um professor de Filosofia de uma escola pública de São Paulo. Durante o dia trabalha como professor, seu grande sonho, e a noite é segurança de uma casa noturna na R.Augusta. Ele foi um dos aprovados na prova de conhecimentos aplicada pela rede estadual paulista, na condição de temporário.
Num primeiro momento podemos pensar que a coisa estranha nesta história é o fato do professor trabalhar como segurança, mas na verdade a raridade é este ser o sonho profissional dele. Uma pesquisa recente idealizada pela Fundação Victor Civita e realizada pela Fundação Carlos Chagas mostrou que apenas 2% dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio querem ser professores. Os motivos são os bem conhecidos: (a) falta de valorização social; (b) baixos salários e (c) rotina de trabalho desgastante.
Como bem sabemos, não há nenhuma novidade nisto. Apesar de muito se falar sobre Educação neste país, pouco se tem feito de fato no sentido de valorizar a carreira. Por conta disto, as Licenciaturas obtiveram as menores notas de corte no Enem, realizado recentemente. Dos 100 cursos com as notas mais baixas, 75 são de licenciaturas. Isso mostra que os futuros professores são selecionados dentro da parcela dos estudantes com maiores problemas na formação básica. Isso acarreta, dentre outras coisas, a grande evasão nestes cursos.
O país hoje apresenta uma enorme carência de profissionais nesta área, principalmente de professores de Física e Matemática. Como atrair alunos bem preparados e que, acima de tudo, tenham realmente escolhido a área de atuação como opção de vida profissional? Como reverter esse quadro nada animador?
Com muita vontade política e ação e menos conversa. Com a valorização imediata da carreira e com a implantação de condições dignas de trabalho.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Outro fato a adicionar:Um número imenso,praticamente a maioria dos alunos de licenciatura,não irão exercer a atividade .
ResponderExcluir